3 razões para ter um PPA na sua empresa

Fui entrevistado ontem por uma repórter da Revista Profissional & Negócios.

Ela está elaborando um matéria sobre o preparo da aposentadoria e lá pelas tantas me perguntou:

– Que tipo de retorno uma empresa tem ao investir num programa de preparo da aposentadoria?

 

Bela pergunta. Está completamente alinhada ao modelo de RH estratégico que temos hoje em dia, disposto a contribuir com o lucro, com o retorno do investimento e dar a sua contribuição para os resultados da empresa.

 

Então vamos lá.

Conheça agora 3 razões para ter um programa de preparo da aposentadoria (PPA) na sua empresa.

 

 

 

O primeiro é a promoção da Qualidade de Vida.

Diz o ditado: quem planta vento, colhe tempestade.

Um bom programa de preparo da aposentadoria vai refletir sobre os reflexos futuros de nossas atitudes e hábitos no presente. Quer um exemplo positivo? Boa relação com a família se reflete em cuidados e companhia no futuro. Quer um exemplo negativo? Manter o hábito do tabagismo pode gerar doenças e debilidade física no futuro.

Esta reflexão por si só, já promove qualidade de vida no ambiente de trabalho, reduzindo afastamentos por motivo de saúde.

 

O segundo motivo é o ganho no Clima Organizacional.

Sabe aquela sensação de que a pessoa deu a sua vida pela empresa e ganhou um carta de demissão?

Com um programa de preparo para a aposentadoria esta sensação não se instala. As pessoas são levadas a refletir sobre um ciclo que se encerra e outro que se abre. O ciclo do trabalho precisa ser encerrado um dia, mais cedo ou mais tarde. E o novo ciclo pode ser lindo, o resgate de um sonho do passado, uma causa social, uma profissão nunca antes exercida por medo de falhar.

Quando as pessoas percebem a oportunidade que terão ao deixar o trabalho atual, o desligamento acontece naturalmente, no modo alto astral, evitando mágoa que certamente vão desaguar em avaliações negativas no clima organizacional.

 

O terceiro motivo é a Retenção de Capital Intelectual.

Um funcionário que é avisado do término de seu contrato de trabalho com 30 dias de antecedência, não será capaz de transmitir o que sabe para o seu sucessor. E muito provavelmente, não queira fazer isto.

Com o programa, a proximidade da aposentadoria é vista como uma chance de deixar o seu legado na corporação. É uma oportunidade de transmitir à nova geração toda a experiência acumulada ao longo dos anos. Deixar um legado, principalmente nos cargos da alta gerência, pode ser visto de forma muito positiva pelo futuro aposentado e vai poupar muito dinheiro da empresa quando o novo ocupante do cargo estiver exercendo suas funções.

 

Eu prometi 3 razões mas vou dar um bônus.

As empresas que possuem um PPA descobrem também que o programa suaviza as rescisões e muita gente se desliga da corporação mais cedo do que o esperado. Aderem aos programas de PDV, saem para o empreendedorismo, vão em busca de algo que lhes pareça mais adequado ao momento da vida.

 

É claro que existem outros motivos.

Mas eu acredito que estes já são suficiente para você conhecer o meu e-book

“Como implantar um PPA na sua empresa”.

Clique e baixe agora, gratuitamente o seu e-book.

 

E também para  participar do meu curso:

“Como planejar e administrar um Programa de Prepara para a Aposentadoria”

Clique para ver a data da próxima turma e o conteúdo completo.